A adolescência é uma fase de transição marcada por mudanças físicas, emocionais e cognitivas. É também uma fase marcada por diversos tipos de conflito: conflito interno- consigo mesmo e relativo à pessoa que somos e queremos ser; conflito com o outro – na relação com os pares e figuras parentais, e conflito social – no confronto com valores, ideais e conceitos patentes na sociedade onde vivemos. 

Atendendo ao desafio que esta tão importante etapa pode representar para os jovens, foi dinamizado, durante o 2º semestre, com a turma 11ºA, o programa de promoção de competências sócio emocionais “Bem me quero”, que teve objetivo promover o bem-estar psicológico e emocional, desenvolver competências de empatia e comunicação positiva, incentivar a adoção de estratégias de auto-cuidado e regulação emocional e fomentar o respeito, a escuta ativa e a cooperação entre pares. Foram realizadas 5 sessões em turma, com recurso a atividades expositivas e práticas, assim como momentos de reflexão individual e em grupo, tendo por base o programa “Kit Básico de Saúde Mental para Jovens”, desenvolvido pela Manifestamente, financiado pela Direção Geral de Saúde.

Bem vindo