Plano de Inovação

Práticas de Referência no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular

No ano letivo de 2017/ 2018, o Agrupamento de Escolas de Sardoal (AES) assumiu o compromisso de querer inovar a sua prática pedagógica em prol da equidade e qualidade das aprendizagens dos seus alunos, e implementou, em regime de experiência pedagógica piloto, um Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular ao abrigo do Despacho n.º 5908/ 2017, de 05 de julho.
A monitorização dos resultados obtidos, a preocupação em formar cidadãos ativos, munidos de competências para enfrentar os desafios do séc. XXI e a busca permanente da melhoria do sucesso educativo, reforçaram ainda mais a vontade de implementar as novas estratégias previstas no Decreto-Lei n.º 55/ 2018, de 06 de julho e na Portaria n.º 181/ 2019, de 11 de julho (posteriormente alterada pela Portaria n.º 306/ 2021, de 17 de dezembro), culminando na elaboração e implementação de um Plano de Inovação Pedagógica para o triénio 2021/ 2023.
O trabalho que tem sido consolidado tem-nos transformado num Agrupamento verdadeiramente inclusivo, apostado na construção de um conhecimento ativo, integrado e transdisciplinar, onde a avaliação, nas suas diferentes vertentes, tem sido colocada ao serviço do ensino e das aprendizagens.
Como reconhecimento da qualidade do trabalho feito ao longo de todo este percurso, o AES foi convidado, pela Direção Geral da Educação, a participar num pequeno vídeo (…agora publicado na página eletrónica do Agrupamento) com o objetivo de partilhar as boas práticas pedagógicas que tem implementado.