Para a Comunidade Escolar,

Segundo dados do INE (Instituto Nacional de Estatística, 2022), em 2021, 26,6% da população com 16 ou mais anos reportou ter sentido um efeito negativo da pandemia por COVID-19 sobre a sua saúde mental.

Além dos 2 anos que passaram, desde que tivemos de nos adaptar às exigências, restrições e medos provocados pela pandemia, a atualidade não se encontra favorável a mantermos um estado de espírito calmo e confiante. As exigências do contexto escolar, profissional e familiar constituem muitas vezes pressões que nem todas as pessoas conseguem gerir no seu dia-a-dia.

Com carácter preventivo e de proteção para a sua saúde, alertamos para a importância de cuidarmos na nossa saúde mental, olhando para ela como motor de todo o nosso funcionamento. O primeiro passo é saber o que é afinal a saúde mental. Neste esquema, descrevemos de forma simples a importância e influência que ela tem. Só estamos conscientes de que precisamos dela, podemos também adotar comportamentos que a protejam.

Seja amigo(a) da sua Saúde Mental!

Transforme o seu dia e acrescente momentos de pausa do trabalho.

Transforme o seu dia e acrescente momentos para a sua familia ou animais.

Transforme o seu dia e acrescente um ou duas atividades de prazer.

Transforme o seu dia e acrescente um exercicio de relaxamento.

Transforme o seu dia e no final do dia reflita sobre o que de bom ele teve (olhar para as pequenas coisas).

Obrigada pela sua atenção!

Inês Simões (psicóloga)

PNPSE – Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário.