No âmbito da atribuição ao nosso Agrupamento do Selo Escola Pelo Bem-Estar Digital 2023, vimos partilhar com a comunidade escolar o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo de 3 anos de Programa de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE), na área da prevenção dos comportamentos de risco na utilização da internet, redes sociais e tecnologias digitais.

Em 2020.2021 foi construído, nas sessões dinamizadas com os alunos, um Manual que os incentiva e dá a conhecer diversas formas de utilizar esta ferramenta de forma saudável e com proteção. Ao longo deste ano, foram abordados os riscos e os comportamentos preventivos a ter.

Em 2021.2022 foram abordados temas como o vício e os comportamentos agressivos que podem surgir nas interações online.

Em 2022.2023 foi dedicado às turmas do 6º ano um projeto piloto com duração anual, onde se abordaram temáticas associadas ao impacto da utilização das redes sociais e das tecnologias na vida dos alunos e daqueles que lhes são mais próximos. O resultado deste projeto será uma exposição sobre o tema, na semana do Agrupamento e o planeamento do DIA SEM TELEMÓVEL no agrupamento que tentaremos implementar no próximo ano letivo.

Continuaremos a fornecer todas as ferramentas e informações que forem relevantes para que os nossos alunos possam crescer conscientes de como os seus comportamentos podem afetar o seu desenvolvimento, as suas interações e as suas emoções.

@agarradosanet

#semanadobemestardigital