Acolhimento Erasmus +

Decorreu entre 4 e 9 de março de 2024, no Agrupamento de Escolas de Sardoal (AES), o 2º encontro Erasmus+ com as escolas da Finlândia (Kauhajoen lukio school de Kauhajoki) e da Alemanha (Europaschule Langerwehe Gesamtschul – Colónia) no âmbito dos projetos Sustainable Future: “North meets South II” e “European Democracy” respetivamente.

Os alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos ficaram alojados em casas de famílias de alunos portugueses o que representou uma experiência intercultural única e inesquecível para todos. Foram 6 dias de muita amizade, cooperação, alegria e espírito positivo, onde uma comitiva constituída por 57 alunos e professores de 3 nacionalidades diferentes (dos quais 15 alemães e 12 finlandeses) realizaram workshops, aulas assistidas, atividades desportivas, visitas sociais e passeios locais e pela região. Foi uma semana diferente onde imperou a exaltação dos princípios e valores europeus, a troca de conhecimentos e a partilha de experiencias pessoas e profissionais, a aquisição de novas competências sociais e linguísticas e o desenvolvimento de uma excelente relação de confiança entre as escolas envolvidas. A semana terminou com um jantar final de despedida onde foram distribuídos certificados e lembranças. 

Foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora para todos os participantes e respetivas famílias, que promete continuar no próximo mês de abril com a visita à Finlândia de um grupo de professores e alunos do AES. O AES agradece a todos aqueles que participaram e/ou colaboraram neste marcante intercâmbio escolar. 😀

Correio do Ribatejo

Médio Tejo

Trailer

O Vídeo

Bem vindo