Projeto Capela 2025: Uma tradição que continua no Agrupamento de Escolas de Sardoal
O Agrupamento de Escolas de Sardoal, em colaboração com a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia, deu continuidade ao Projeto Capela, uma iniciativa que já conta com mais de vinte anos de história. Este Projeto, que decorre, também, no âmbito do Plano Nacional das Artes, visa integrar os saberes das diferentes disciplinas curriculares com as ricas tradições culturais locais, permitindo aos alunos uma aprendizagem mais contextualizada e significativa.
Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos foram desafiados a desenvolverem projetos individuais, que seriam transformados em belos tapetes de flores – uma tradição que é parte integrante da Semana Santa no Sardoal – tendo trabalhado ativamente nas aulas das disciplinas de Oficina das Artes e Comunicar com Arte. Esta atividade estimulou, não só a sua criatividade, como também os sensibilizou para a importância de preservar vivas as tradições deste concelho.
Os resultados foram notáveis, com uma seleção de cerca de 40 trabalhos expostos no espaço Cá da Terra (Centro Cultural Gil Vicente – Sardoal), disponível para serem contemplados de 04 de abril a 08 de junho. De entre os trabalhos apresentados, destaque para o da aluna Laura David, do 5.º ano, que conquistou o primeiro lugar, e foi executado na Capela do Senhor dos Remédios (Santa Casa da Misericórdia Sardoal), refletindo o empenho e a dedicação da jovem artista. A aluna Matilde Reis, do 9.º ano, também brilhou nesta edição do Projeto ao garantir o segundo lugar com o seu trabalho, que teve a sua concretização durante uma Oficina de Tapetes de Flores, realizada no Centro Cultural Gil Vicente, no dia 16 de abril.
Os tapetes criados por estas alunas puderam ser apreciados durante a Semana Santa, reforçando a ligação entre a comunidade escolar, a comunidade local e as suas tradições.
Assim, o Projeto Capela não só enriquece a experiência educativa dos alunos, como também constitui um testemunho inspirador do poder da educação artística, celebrando e preservando a cultura e as tradições sardoalenses.