Viena (Áustria) – 31 de janeiro e 1 de fevereiro 2026

Texto de Teresa Moço, Ana Borges, Maria Silva e Teresa Mendes  ✔

No âmbito do projeto Erasmus + temos a oportunidade de participar numa experiência enriquecedora de mobilidade internacional em Viena e Bratislava. Os dois primeiros dias foram dedicados a uma visita cultural à cidade de Viena (Áustria). Durante a visita, conhecemos de perto um pouco do vasto património vienense, explorando monumentos históricos, museus e espaços culturais que refletem a riqueza artística, arquitetónica e histórica da cidade. Esta experiência permitiu aprofundar conhecimentos sobre a herança cultural austríaca e desfrutar de uma cidade encantadora. Os momentos mais emblemáticos destes dois dias foram as visitas aos Palácios de Schönbrunn e Hofburg, a Catedral de Santo Estêvão e o centro histórico da cidade. 

Ah! Não nos podemos deixar de mencionar que fomos presenteadas com uma suave queda de neve. Sentimos aconchego por dentro, mesmo com o frio lá fora, uma alegria tranquila por estar exatamente ali, naquele instante.


Bratislava (Eslováquia) – 2 de fevereiro 2026

Texto de Teresa Moço, Ana Borges, Maria Silva e Teresa Mendes  ✔

Hoje, o 1º dia da nossa visita à escola Základna Skola Pavla Marcelyno, em Bratislava, começou bem cedo.  O professor Matej,  nosso anfitrião, foi quem nos apresentou a Escola, nomeadamente, as instalações escolares e os espaços exteriores, incluído a estrutura organizacional e os principais projetos educativos em desenvolvimento. Hoje, não houve aulas na escola. Enquanto os alunos gozaram um dia sem atividade letiva, os professores estavam em formação de professores na própria escola “Survival Academy for Teachers”. Uma formação que teve como principal objetivo preparar os docentes para atuar em situações de suporte básico de vida, catástrofes naturais/ambientais, entre outras situações de emergência. Durante a visita à escola foi-nos proporcionado assistir a alguns momentos da mesma. Amanhã, as aulas voltarão à normalidade e cá estaremos de novo para conhecer o sistema de ensino do país, assistir a aulas e atividades e falar com os professores.  

Recordamos que a escola “Pavla Marcelyno” é uma escola básica/elementar, publica, com cerca de 800 alunos. É uma escola de ensino básico (6-15 anos), equivalente aos 1º, 2º e  3º ciclos em Portugal, com foco em línguas estrangeiras (eslovaco, inglês e alemão), informática e ciências.  

Da parte da tarde, fomos visitar a cidade de Bratislava. Tivemos a oportunidade de conhecer locais emblemáticos como o centro histórico da cidade, os principais monumentos turísticos como a Porta de São Miguel, o Castelo, a Catedral de São Martinho e a Igreja Azul, aprofundando o conhecimento sobre a história, a cultura e a identidade da capital eslovaca. Bratislava é uma cidade moderna com 500 mil habitantes, que combina a história, cultura e qualidade de vida, numa atmosfera tranquila à beira do rio Danúbio.

Bem vindo