ScreenHunter 01 Jul. 16 23.12

Clica na imagem

Celebrando a Diversidade – O clube eTwinning do Agrupamento de Escolas de Sardoal, realizou uma visita de estudo aos bairros sociais Cova da Moura (Amadora) e Quinta do Mocho (Loures) no passado dia 26 de maio. A comitiva foi composta por 44 pessoas no total, 35 alunos, 3 professores e 6 encarregados de educação. Foi uma visita muito rica do ponto de vista pedagógico e pessoal e que superou (em muito) as nossas melhores expetativas, uma vez que os alunos tiveram oportunidade de contatar com realidades sociais e culturais muito diferentes e ao mesmo tempo contribuir para desmistificação associada à criminalidade e violência destes bairros. Uma palavra de incentivo para a Associação Moinho da Juventude (Cova da Moura) pelo trabalho gigantesco que faz em prol da comunidade e para o seu projeto turístico “Sabura” que procura recuperar a imagem do bairro junto da comunicação social. Também um agradecimento ao grupo de música rap “black lyrics” pelo espetacular momento musical que nos proporcionou.

Depois do almoço, visitámos o Bairro Quinta do Mocho que à semelhança da Cova da Moura, tem um projeto de regeneração do bairro denominado GAP (Galeria da Arte Pública). Este projeto, dinamizado pela CM de Loures (em associação com os moradores do bairro), é atualmente o maior da Europa e consiste na pintura de 51 graffitis, que impressionam pelo seu tamanho e realismo e que retratam vários aspetos que marcam o quotidiano da vida do bairro. Artistas como Vhils, Nomen e Odeith (só para citar alguns) deixaram as suas obras nas paredes do bairro e com isso conseguiram chamar a atenção da sociedade para os problemas sociais do bairro, para o abandono e isolamento que foi votado durante anos. Hoje em dia, o bairro é visitado por centenas de pessoas diáriamente.
Uma palavra de agradecimento à nossa Câmara Municipal, pelo apoio e cedência do autocarro.