No âmbito da concretização das atividades propostas, no Plano de Ação do Projeto/Clube Eco-Escolas para o Dia Mundial da Árvore e Internacional da Floresta, foram realizadas várias atividades na Escola Básica e Secundária Dra. Judite Andrade, nomeadamente: criação de um jardim vertical, com todas as turmas do 1.º ciclo e plantação de árvores (tília, limpa garrafas e salgueiro), com os restantes elementos do Conselho Eco-Escola Sardoal. Entre os principais objetivos destacam-se: sensibilizar e promover uma participação ativa das crianças e jovens na criação de um ambiente mais sustentável e com maior biodiversidade e, criar novos espaços verdes que possibilitem mais sombras em dias de calor e forte exposição solar.

Esta atividade resultou de uma parceria entre o Projeto/Clube Eco-Escolas e o Gabinete Municipal de Proteção Civil, Florestal e Bombeiros.